quinta-feira, 14 de julho de 2011

História do Colégio Padre Vieira






















Em 1919, chegou a Barreiras, como vigário, o padre português, Luiz Vieira, homem notável, que muito realizou pela educação, além de ter concluído a construção da Igreja Matriz de São João Batista, onde, hoje, é a catedral, com a ajuda da população em 24 de junho de1925.
Em 1948, a inauguração do Colégio Padre Vieira, foi realizada pelo professor e advogado José Seabra de Lemos em homenagem ao padre; este, com certeza, foi um marco importante para a educação e para a cultura de Barreiras.
A princípio o Colégio Padre Vieira, funcionou oferecendo o Curso Ginasial de1º a 4º séries(nomenclatura da época), por isso era conhecido por Ginásio Padre Vieira. Seu quadro docente era formado por professores e pessoas cultas que moravam na cidade dando ao ensino um excelente padrão de qualidade.
Em 1951, foi criado o curso Normal e na década de 1960 implantou-se o curso de Contabilidade. Na década de 1950, o Colégio foi estadualizado e depois entregue à Fundação Educacional Custódia Rocha de Carvalho. O Colégio Padre Vieira foi responsável pelo sucesso de grande número de seus alunos que obtiveram êxito em vestibulares prestados em diversas universidades do país. Posteriormente, o renomado colégio passou a enfrentar períodos de grandes dificuldades, quando foi municipalizado na década de 90.


Atualmente o Colégio Municipal Padre Vieira funciona em um novo prédio inaugurado em 2008, onde atende 1 150 alunos da Educação Infantil à 8ª série. No prédio antigo está instalada a UFBA ( Universidade Federal da Bahia).

Fonte: www.barreiras.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário